Alice Através do Espelho: Filme VS Livro

| |
Olá pessoal!!

Estou bem animada com o post de hoje, então espero que vocês gostem ♥ 

PS: são as minhas opiniões pessoais. 
PS2: Sobre spoilers, do filme não tem nada que vá mudar a sua vida, mas quanto ao livro, eu falo sobre o final... Mas também acho que não vai interferir em nada, caso você queira ler.



Antes de qualquer coisa: tem um abismo de diferença entre os dois. Principalmente pelo fato de o livro ser voltado para o público infantil (pela linguagem e histórias, apesar da enorme reflexão e do caráter psicanalítico que podemos tirar dele), e o filme cativar mais jovens e até adultos do que crianças.


LIVRO




Tudo começa com ela praticamente adormecida em uma poltrona, quando ela se levanta -não sabemos se é sonho ou realidade- e começa a falar de um mundo "através do espelho" onde as coisas são todas ao contrário. O espelho começa a tomar um aspecto gasoso e ela acaba entrando. Logo de cara ela se depara com um jogo de xadrez onde as peças não conseguem vê-la. 

Ela está, aparentemente, no país das maravilhas novamente. Mas as coisas acontecem diferente por lá. Você tem que correr pra permanecer no mesmo lugar, e correr mais ainda caso queira andar.



O enredo gira em torno do jogo de xadrez, Alice deseja se tornar rainha, e conforme as jogadas vão passando, ela vai andando pelo país e encontrando os personagens que já conhecemos. E se eu não me engano tem novos também. Mas, deixando claro, o Chapeleiro não aparece em momento algum.

Termina com todos comemorando em um jantar, as três rainhas são as principais (Alice, a Branca e a Vermelha), até que as coisas saem do controle e ela aparentemente "acorda".
Entre as personagens secundárias, pra mim, a que mais teve destaque foi a rainha Vermelha.

Filme:



Como já mencionei, o filme é TOTALMENTE diferente do livro. Pra começar, Alice, após negar o pedido de casamento no filme passado, resolve seguir o caminho do pai e embarcar em aventuras em alto mar. Ela retorna a Londres e nos deparamos com um machismo explicito. 

Alice não se enquadra no papel que querem tando impor. Ela não prioriza o casamento, acredita muito bem poder ser a capitã de um navio e assim por diante.

Chegamos na única situação fiel ao livro, apesar do contexto ser totalmente diferente, a forma como ela passa pelo espelho foi fiel. Fora o fato de ela ter chegado ao outro lado pequena, quando no livro ela está enorme.

(eu sem foco)

O enredo gira em torno de uma lembrança que veio à tona pro Chapeleiro sobre família dele. Conhecemos mais sobre sua história e origem. Vemos que ele já foi muito rejeitado por ser meio "avoado" e com uma criatividade excessiva que não estava presente na família. Ele se separa dos pais após uma briga e sente remorso por nunca ter tido a chance de uma retaliação com os pais que, até então, ele tinha certeza que estavam mortos.

Ninguém acredita nele e justamente por isso ele está estranhamente perdendo a sua cor (honestamente, eu preferi o Chapeleiro no primeiro filme, a maquiagem dele nesse ficou meio assustadora). Alice foi um pedido de "socorro", mas nem ela parece acreditar em suas histórias. Mas pra ajudar o seu fiel amigo, ela embarca em uma aventura perigosa: procurar o Tempo e tentar mudar o passado.

A protagonista foi retratada como uma espécie de heroína capaz de, literalmente, salvar o País das Maravilhas. O enredo inteiro foi baseado praticamente no Chapeleiro e no Tempo, ambos os personagens que nem dão as caras no livro.

Também nos deparamos com uma situação muito curiosa. Descobrimos qual foi a origem da separação da Rainha Branca e da Vermelha. Coisa que eu NUNCA imaginaria! E aparece os personagens bebês... As coisinhas mais fofas desse mundinho, sério, vocês não tem ideia do QUÃO FOFO ELES SÃO <3

Ah, e tem sutis referências ao livro, mas é mais com frases e mais sobre o primeiro - no país das maravilhas, e não o através do espelho.

Enfim, basicamente é isso! O filme é muito bom, eu adorei mesmo. Mas é inevitável não dar aquela comparadinha com o livro, não é mesmo? Acho que ainda assim seria um cinco estrelas pra mim, apesar de tantas críticas afora, eu gostei bastante! E o final é tão bacana que deu até pra tirar algumas lágrimas hehe

Além de trazer uma linda reflexão sobre o tempo da nossa própria vida!

Curiosidades sobre o filme:

  • É a 16ª maior bilheteria de todos os tempos, arrecadando mais de 1 bilhão de dólares.
  • James Bobin (‘Os Muppets’) substitui Tim Burton, diretor do primeiro filme.
  • O roteiro foi escrito por Linda Woolverton , que escreveu A Bela e a Fera, Rei Leão, Malévola e o Alice no País das Maravilhas.



Pra finalizar eu fiz uma tabela comparativa com as principais diferenças que eu percebi, pra organizar melhor. Lembrando que várias das opiniões são meio individuais, então pode haver divergências entre a minha e de outras pessoas...


PS: Só faltou terminar com Avril que nem o filme passado hehe

Quem aí já assistiu?? O que achou? Leram o livro?
XOXO


Me acompanhe: Instagram ♥ Facebook ♥ Canal ♥ Snap: Nati_chanoski




5 comentários:

  1. Lendo sobre o livro, lembrei daquele filme O jardim Secreto, em que o menino abre a porta de um guarda roupa e entra num jardim secreto cheio de fantasias ;-).

    http://sejamaisvoceoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos posts mais completinhos sobre livro x filme, sério, muuuuito bem feito! Eu gostei muito da relação que fizeram com o tempo, mas fiquei muito curiosa sobre o jogo de xadrez, quero muito ler o livro!

    ResponderExcluir
  3. Olá Nati, tudo bem?
    Sua comparação entre o filme e o livro ficou muito boa. ♥ Infelizmente não conheço a história, mas depois de ler a um post tão completo fiquei com vontade. :)
    Beijos :*

    http://midnight-skies.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a comparação! Também li o livro e vi o filme e fiquei meio "mas ué?"... Só que no fim das contas gostei. Só acho que as vezes é amis legal quando tem pelo menos um pouco a ver com a história do livro, né?
    Beijos!
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir