Resenha: Nossas Pequenas Mortes Diárias (★★★★)

| |

Olá leitores, tudo bem com vocês??

Hoje trago a resenha de um livro recebido em parceria com a editora InVerso vamos conhecer um pouquinho mais sobre a obra?!

Título: Nossas Pequenas Mortes Diárias 
Autor: Fábio Gimovski
Editora: InVerso
Páginas: 265
Classificação: (★)


 Comecei a leitura sem muito esperar do livro. Achei a capa intrigante e admito que não procurei saber muito sobre a sinopse para iniciar a leitura.... então devo admitir que foi tudo uma surpresa. Uma surpresa muito positiva!


Existe sempre algo especial em qualquer manifestação da arte.



A história inicial é contada por Jamila, em primeira pessoa. Uma garota de 16 anos que tem sua vida girando em torno da dança. Arte pela qual ela sempre se dedicou. Eis que um dia tudo começa a fazer um pouco menos de sentido e as coisas ficam mais vazias. As incertezas surgem e a vida perde um pouco o seu propósito

Apesar de me esforçar para encontrar na dança a realização de um propósito, o reflexo no espelho não me presenteava com a bailarina desejada. Algo estava fora do lugar... Eu estava fora do lugar.

Com alguma ajuda, a menina acaba se reencontrando na música e, assim, vira uma verdadeira devota á essa arte e mergulha fundo em tudo o que as notas têm para oferecer.

O que seria de mim se não tivesse sido adotada pela música?



Uma característica muito marcante do livro é a sua forte carga emocional, desde as primeiras páginas, através dos relatos dos personagens. Devo admitir que de início eu me incomodei um pouco, mas assim que me acostumei, essa foi a identidade principal do livro e talvez até do próprio autor – ainda não tive outro contato com sua escrita para observar se o padrão permanece.

O livro começa realmente a tomar um rumo quando Beatriz aparece na história - uma colega de Jamila da escola de música. Beatriz a acompanha e a incentiva, Tales, o professor de ambas, sabe o tamanho do potencial que possui em suas mãos. Beatriz está treinando para o esperado concerto, mas um dia ela não aparece no ensaio. E é aí que tudo se transforma.

Parece que a vida nos prepara para sermos o que somos.

Jamila terá que substituir Beatriz no concerto e faz um tremendo sucesso. Depois da sua primeira apresentação, ela conhece uma mulher misteriosa chamada Moriana, mulher que assistiu sua apresentação e que a acompanha para um passeio no dia que se segue. Depois do encontro das duas a vida de Jamila muda. É invadida por ondas de inspiração e compõe diversas canções.


Após dar uma pincelada geral no roteiro, outros personagens começam a aparecer e é sobre cada um deles que irei tratar agora:

Umbertino é quem passa a acompanhar Jamila em suas apresentações e quem começa a desenvolver uma pesquisa sobre fontes de inspirações. Jamila é uma das suas principais entrevistadas e, consequentemente, Umbertino também desenvolve a pesquisa em cima de Moriana – nome mencionado em quase todas as entrevistas pela musicista.
Umbertino acredita um pouco no misticismo das musas da antiguidade - mulheres que viviam pra proporcionar inspirações. Outro importante item da história é um famoso quadro das musas que dançam para completar um ritual, quadro que permeia toda a pesquisa de sua tese.

Moriana é o tipo de mulher misteriosa que carrega toda uma aura de inspiração consigo. Apaixonada pelas artes em geral e sempre está envolvida ou com uma pintura, m’música e até com a escrita.

Outro personagem que aparece no decorrer é Jonas, ajudante da pesquisa que Umbertino está fazendo sobre a fonte das inspirações. O garoto é responsável por transcrever diversas entrevistas com Jamila e organiza-las. Além de carregar um passado conturbado que envolve Beatriz, a sua motivação original por ter caído onde caiu.

Jamila me força para o passado e Umbertino me pressiona para o presente. Não sei dizer até que ponto essa combinação me faz bem. Não tem forças para mudar.

Bartolomeu é um escritor que já anda há 9 meses sem fonte de inspiração para os seus livros. Isso muda quando conhece Moriana após um concerto que foi obrigado a assistir por Amanda, sua companheira de algumas aventuras e a oficial primeira leitora de todos os seus escritos. Amanda já sabia da falta de inspiração de Bartolomeu e dos efeitos que Moriana poderia causar nele.

Por alguma razão a vontade de escrever retorna, sem avisos, sem premeditações, simplesmente retorna.



Apesar da resenha já ter ficado um pouco grande e da quantidade de informação sobre o enredo parecer enorme, devo afirmar que toda a linha condutora foi composta com maestria pelo autor. A quantidade de informação que essas 264 páginas carregam é exorbitante! E em nenhum momento o livro pareceu rápido demais, ou superficial demais. (me conta o segredo de tanto enredo em tão poucas páginas).

Como falei no início, o livro foi uma tremenda surpresa positiva! As histórias se amarram e finalizam de uma forma espetacular. Infelizmente não tenho margem para falar mais do que isso sem acabar com uma futura surpresa para quem for ler o livro.

A arte está incrível! Cada um dos personagens mencionados na resenha narra ao menos um trecho do livro e em cada mudança de narrador, encontramos uma ilustração como essa da foto!


Senti que esse livro é sobretudo sobre inspiração. Eu sempre me questionei muito sobre esses momentos de picos de produção e de bloqueios criativos, então sou até um pouco suspeita pra falar que eu amei e que recomendo para qualquer um que tenha um pouquinho de paixão por algum tipo de arte! Além da experiencia que essa escrita mais carregada de emoções proporciona. Todos os personagens foram muito bem construídos e ganharam o seu devido destaque no enredo.

Todos precisamos encontrar a inspiração em alguma coisa, lugar ou pessoa, algo que nos conecte a essa energia criativa.

Bom, já me alonguei mais do que pretendia, mas deixo aqui as minhas sinceras recomendações dessa leitura! Outro ponto que me conquistou foi a quantidade de frases anotadas do livro - a resenha já está super recheada com elas, mas também preparei outro post só com frases desse livro aguardem hehe




Me acompanhe: Instagram ♥ Facebook ♥ Canal ♥ Instagram do blog ♥ Skoob




2 comentários:

  1. Adorei a resenha! E o livro parece muito interessante, fiquei ansiosa para ler!
    Bjs 😘

    ResponderExcluir