Resenha: A Moreninha (★★★★★)

| |

Autor(a): Joaquim Manuel de Macedo
Título: A Moreninha
Editora: FTD
Classificação:



     Gente, acabei de ler A Moreninha, um livro de Joaquim Manuel de Macedo que é considerado o primeiro romance brasileiro.
     Tive que ler pois a escola pediu, mas acabei me surpreendendo quando reparei que gostei do livro... Fala sobre a amizade de 4 garotos que já estão cursando a faculdade, um deles (Augusto) tem uma opinião diferente sobre amor, ele é apaixonado por todas as garotas, e não apenas por uma só, pois todas possuem sua beleza, mas, seus amigos não concordam. Assim acaba surgindo uma aposta, se Augusto for para a ilha, aonde eles irão passar o feriado, e se apaixonar, ele terá que escrever um romance sobre seu próprio romance, o que acaba gerando A Moreninha.
     Apesar de sua linguagem ser meio difícil, pois foi escrito no século passado, vale muito a pena ler, é um romance cativante que da vontade de saber logo qual será o desfecho da história e você acaba tendo noção de como eram as coisas antigamente, mas temos que ler sem o preconceito de "nossa como é antigo, deve ser muito chato..." pois aposto que se alguém escrevesse com uma nova linguagem, todos amariam... Mas eu recomendo...


" ...O amor é demoninho que não pede licença para entrar no coração da gente e, hóspede quase sempre importuno..."
XOXO 

2 comentários:

  1. Oi! Eu não curtia a maioria dos livros que tinha que ler pro colegio (a nao ser Jose de Alencar e Machado de Assis, esses eu adoro!), mas até que curti A moreninha tambem. Achei muito agua com açucar, entao meio chatinho em algumas partes, mas é um livro legal e que nao cansa como muitos classicos por ai!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca li Jose de Alencar, vou procurar pra ler...
    bjoss

    ResponderExcluir