Entrevista: Jeronimo Mariano

| |
Olá leitores, tudo bem??

Hoje tem mais uma entrevista com um autor parceiro aqui do blog! E em breve tem resenha e novidade por aí o/

Vamos lá?!

1- Primeiro conte um pouquinho sobre você (nome, idade, passa tempo, etc)
Meu nome é Jeronimo F. P. Mariano, tenho 21 anos, sou estudante de Engenharia Elétrica na UFRJ, amo passar meu tempo com minha família e minha namorada, assistir jogos do Flamengo, jogar videogame e escrever!

2- Qual o principal tema do seu livro?
O principal tema do meu livro é sobre o valor dos laços, sejam eles de amizade ou de família. O tema está difundido na história em meio ao bom humor, aventura e uma pitada de romance.

3- Qual foi a maior dificuldade enfrentada durante todo o processo de publicação?
A maior dificuldade é justamente a publicação em si, ou seja, o processo de avaliação das editoras e as chances dadas aos novos autores, que são cada vez mais escassas. O autor envia seu original para avaliação, e muitas vezes sequer recebe resposta ou nem tem seu original devidamente avaliado. A situação é de descaso com os autores nacionais e em especial os novos autores, que precisam lutar muito por sua obra publicada.

4- De onde vem a sua inspiração pra escrever? Ou você não precisa de uma?
A inspiração para escrever vem quando menos imaginamos, e de onde menos esperamos... Mas sempre encontro inspiração nas pessoas mais próximas de mim e nas que mais amo.

5- Publicar um livro era um grande sonho, ou foi algo que acabou acontecendo? 
Sempre foi um grande sonho, desde quando comecei a escrever aos 13 anos, até o dia do lançamento, com 17 anos. Sem dúvida, uma das maiores realizações da minha vida e da qual tenho grande satisfação.

6- Você costuma ler bastante? Qual a/o sua/seu maior escritora/escritor de inspiração?
Até o final do ensino médio eu costumava ler bastante ao estilo "um pouco de tudo", com "fome" de aprendizado literário, embora sempre preferisse aventura e ficção, mas de uns anos para cá tenho me concentrado mais na leitura técnica de engenharia para faculdade.

7- Você tem algum livro/filme/música preferido(a)? Quais? 
Gosto muito dos livros de Harry Potter e de O Guida do Mochileiro das Galáxias, e curto os filmes do X-Men, Homem-Aranha e Star Wars, por exemplo, além de praticamente todas as animações da Pixar!

8- Uma dica para quem sonha em publicar um livro!
Encontre uma motivação bem forte para alcançar seu objetivo, pois é nela que principalmente nos apegamos nos momentos mais difíceis em que pensamos em desistir... Por isso, manter-se motivado é essencial para ir até o fim e vencer!



Biografia
Jeronimo Fernando Pinheiro Mariano nasceu em 25 de março de 1994, no Rio de Janeiro. Além de escritor profissional, está cursando Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu livro de estreia, O Resgate das Profecias, publicado em 2011 pela editora Novo Século, concorreu ao Prêmio São Paulo de Literatura 2012 (categoria Melhor Livro do Ano – Autor Estreante), ao Prêmio Biblioteca Nacional de Literatura 2012 (Prêmio Glória Pondé, de Literatura Juvenil) e ao Prêmio Jabuti 2012 (categoria Melhor Livro Juvenil). Ademais, Jeronimo Mariano foi convidado a participar da XVI Bienal do Livro/RJ 2013 para uma sessão de autógrafos de O Resgate das ProfeciasPara entrar em contato com o autor, envie um e-mail para resgateprofecia@yahoo.com.br

SinopseBoas amizades, garotas bonitas e aulas desestimulantes aguardavam Lourenço em um início monótono de ano letivo. Nada aparentemente atípico de sua rotina desde que podia se lembrar, ano após ano. Até que, contra todas as suas expectativas, ocorre uma sequência de fatos inesperados: o animal de estimação do zelador é desaparecido, pouco depois um colega é encontrado morto na sua escola, e ele próprio, Lourenço, é apedrejado enquanto estava em classe, com um bilhete envolvendo a pedra que o atingira, acusando um de seus conhecidos de ser um completo traidor. Incrédulo e confuso, ele escuta com atenção os palpites de Giovanni e Victor, seus melhores amigos, sobre o que pode estar havendo e o que os envolveria, no final das contas, em todo aquele tumulto. Ele resolveu enfrentar com naturalidade – se é que isso é possível – os acontecimentos que o cercam, ao passo em que os meses do ano avançam e seus estudos também. Mas é nessas circunstâncias em que recebe a surpreendente “visita” de um grande amigo do passado, que revelará informações cruciais sobre todo esse mistério, com teorias completamente estapafúrdias: de que é preciso descobrir quem são as duas meninas que, supostamente, seriam a chave para solucionar toda essa confusão. Desesperado com a alegria de seus dois amigos ao perceber que teria que encarar essa dura realidade, ele articula um plano de invasão simples aos dormitórios femininos para encontrar as tais garotas e fugirem sãos. Contudo, depois disso, nada mais sai como planejou: o esquema é um fracasso, quase são denunciados para a diretoria e, sucessivamente, a escola inteira é tomada por pessoas desconhecidas, que destruíam tudo em seu caminho. O que mais poderia esperar? Foi então que percebeu que o alvo de ataque era ninguém menos que ele, seus amigos, e as duas garotas misteriosas, e chegou à conclusão de que era a hora de enfrentar todos os problemas, ao invés de procurar questionamentos ou desculpas para evitá-los – afinal, já não havia mais qualquer escolha ou tempo para refletir sobre elas. 


"O Resgate das Profecias" está à venda em:








Páginas oficiais do livro:





Notícia da UFRJ divulgando a participação do autor na Bienal do Livro:  http://www.poli.ufrj.br/noticias/noticias.php?numnews=1558 


XOXO


20 comentários:

  1. Entrevistas com autores são ótimas para que o leitoe possa interagir com ele, assim como para poder descobrir mais sobre seus trabalhos. Aguardo mais sobre, inclusive a resenha. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista! Eu e o Jeronimo seríamos grandes amigos, pelo gosto literário dele! Que legal, ele lançou um livro bem novinho, aos 17 anos. Muito sortudo. Adorei saber mais sobre sua obra!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Olá linda,

    Não conhecia a obra e gostei bastante de conhecer um pouco sobre o autor. Que bom que ele é graduando como eu rsrs. Engenharia <3

    Beijos,
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-quando-ela-se-foi.html

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Adorei conhecer o autor!
    Suas respostas foram bem simpáticas e fiquei feliz por ele gostar de HP e explicar o lance da inspiração.
    Parabéns pelo espaço concedido aos nacionais.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Motivação é mesmo muito importante.
    Fiquei muito contente de saber que um colega de profissão é escritor, é muito difícil uma pessoa de exatas escrever!
    Achei o autor muito simpático e, só por isso, já meio que virei fã.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não lebro se já tinha visto o livro e o autor em outros blogs ou sites de literatura, mas curti as respostas dele e me pareceu muito simpático. Adoro quando os autores falam de seus livros favoritos e Harry Potter sempre está entre os contemporâneos né??? Adorei conhecer mais este autor!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olha que bacana, adoro entrevistas com autores para que a gente possa conhecer mais das sua histórias pessoais, sonhos e inspirações.
    Realmente publicar um livro não é fácil, mais quem persiste consegue. Que foi o caso dele que tem seu livro publicado e até já ganhou prêmios. Desejo ao autor muito sucesso nessa carreira e que ainda venha muito livros para nos alegrar.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  8. Oi *---*

    Adoro ver entrevistas de autores, elas sempre aproximam os leitores e os fãs, além é claro, de podermos saber sobre o processo de criação e os novos projetos deles. Não conhecia o autor ma achei o livro dele bem legal, a premissa me chamou atenção, vou dar uma procurada no skoob.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha de primeiro momento eu achei a premissa do livro bastante interessante, acho que até pegaria para ler, mas eu prefiro esperar uma resenha dele para fazer a leitura, até porque eu ainda não tinha ouvido falar da estória. Confesso que li a sinopse primeiro antes de ler a entrevista viu? rs Fiquei curiosa, porque a capa me chamou atenção, mas após ter lido a entrevista gostei de tudo que o autor comentou e espero poder conhecer seu trabalho, porque eu adoro autores nacionais e estou investindo bastante neles no meu blog. ESPERO poder ver sua resenha em breve pra saber mais sobre a estória.


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/reflexao-parte-3.html

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Ainda não conhecia a publicação do autor, e gostei da entrevista por poder conhecer um pouco mais sobre lee. Gostei de saber que ele gsta de Harry Potter, assim como dos filmes do Xmen (que eu adoro). Sobre o livro, vou aguardar resenha para conhecer mais sobre ele, a trama é interessante e me chamou a atenção. E achei o autor bem simpático na entrevista! Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Achei bem legal a entrevista com o autor, gostei principalmente dlee dizendo que quem quer escrever deve se apegar a algo que o incentive e mantenha firme nos momentos difíceis em que pensar em desistir.
    Achei a sinopse do livro bem legal e pareceu bem misterioso com o bichinho do zelador sumindo, coitadinho. Espero uma resenha por aqui em breve e conhecer essa estória que deve der maravilhosa.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu não conhecia o livro e nem o autor ainda, confesso que a entrevista despertou minha curiosidade com o livro que parece ser muito bom. Com toda certeza entrou para a minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Ola parabéns pela entrevista, ainda não conhecia o autor, saber que adoro HP já ganhou minha simpatia, com relação a lançar livros pelas Editoras tenho visto uma gama de novas Editoras, espero que fique mais fácil aos autores para enviar seus originais. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  14. Oieee
    Nossa como ele é novo, mas maduro!
    Amei que ele curte O Guia do Mochileiro das Galáxias! Amo esse livro.
    Começou a escrever bem novo mesmo, muito legal ele ter ido até o fim e passado por todas as dificuldades da publicação e superado elas.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    Adorei essa entrevista! Sou suspeita para falar, já que eu adoro ler qualquer entrevista, pois acredito que é uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais da pessoa. Eu ainda não conheço o trabalho do Jeronimo, porém fico triste em saber sobre sua publicação. Sempre tive a noção que publicar um livro era difícil, mas não conhecia o descaso. Acho um absurdo que ele não deem nenhuma respostas para os originais. Bem que poderiam escrever uma recusa, né? Pelo menos a pessoa não fica com toda aquela expectativa sobre o assunto.

    Enfim, fico contente que ele tenha conseguido publicar seu livro e vou procurar para conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho, ler algumas resenhas e tudo mais.

    Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Não conhecia o livro ainda. Adoro essas entrevistas sere nos aproximas e tiram duvidas de quem gostaria de publicar um livro. Achei a premissa do livro bem legal, mas gostaria de ver uma resenha antes para tirar algumas conclusões, vou ficar esperando heim.

    Bjos

    Everton equipe Rillismo (rillismo.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  17. Ele tem razão no que fala que tem que ter uma motivação muito forte para publicar um livro no Brasil e conseguir ficar tempo tentando porque é um mercado um pouco preconceituoso mesmo. Geralmente as pessoas agam para ter seu trabalho divulgado. Mas o bom é conquistar o espaço. Desejo muito sucesso e que nunca desista de seus sonhos!

    Greice

    Blogando Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Essa capa é bem sinistra hahaha, fiquei curiosa para saber o motivo dela ter sido escolhida. Gostei de conhecer um pouco mais sobre o autor, já que antes não o conhecia, acredito que iriamos nos dar muito bem, assim como ele gosto de ler "de tudo um pouco" e amo os filmes do X-men e do Homem Aranha.
    Parabéns pela parceria!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?

    Adorei ler o seu post! Sempre gosto de ver entrevistas, pois é através dela que conhecemos um pouco mais dos escritores. Essa, na verdade, é a primeira vez que eu vejo algo do Jeronimo, pois o livro dele parece ser muito bom! Porém, vou esperar até sair alguma resenha antes de me aventurar na história .-.

    O mais triste é sobre a publicação. Eu até imaginei que não é fácil para um escritor "desconhecido" conseguir que sua obra seja publicada. Porém, é sinceramente um descaso o que acontece. Alguém manda sua obra original, pessoas analisam, e os escritores ficam esperando, as vezes por meses, e não tem respostas? Como eles podem ser ignorados desse jeito?

    É por isso que acabamos perdendo obras primas :(

    Obrigada pela dica, mesmo assim ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá! :)

    Bem, cada vez mas encontramos autores mais jovens (a literatura esta a rejuvenescer!) :)

    Concordo que seja muito difícil ver um livro publicado, sem nunca o ter feito e sem qualquer tipo de contactos na área... :) É mesmo precisso fixarmo-nos no objetivo e nunca desistir!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir