Resenha: Mistério na Festa da Padroeira (★★★★★)

| |


Olá leitores, tudo bem??

Hoje tem resenha de um autor parceiro e muito querido aqui do blog o/
Finalmente chegou o terceiro livro da série: Sereia de Vidro.

Antes de tudo, para aqueles que estranham o tamanho do livro (ele é bem pequenininho e bem em conta R$$), vou falar sobre a proposta inicial dessa série. Tudo foi pensado pra trazer mais e mais pessoas para o mundo da literatura! A série é feita com o propósito de livros curtos, porém com um conteúdo muito grande, de tamanho pequeno, e fácil de ler no caminho do trabalho ou algo do gênero. Posso afirmar que conquistaram com excelência o objetivo.

Título: Mistério na Festa da Padroeira

Autora: Marcelo Antinori

Editora: Bússola

Páginas: 92

Classificação: (★★)


O inicio deste livro é diferente dos outros dois da série. Nesse, o autor começa falando sobre um acontecimento que já teve um fim, e no decorrer do livro, ele conta pra gente como se "estivesse vivendo novamente" o ocorrido. (como em diário de uma paixão mais ou menos)

A vida do protagonista está indo muito bem. Os acordos da empresa fluem, sua relação com Luciana, sua mulher, e seus filhos está boa e a relação com Ana Pérsia, sua amante e "a Dama de paus", está ainda melhor com a presença de Verônica. 


Os problemas começam quando, devido a um impasse na família, ele tem que demitir um dos funcionários da empresa, mas como sempre foi muito próximo dele e não quer deixá-lo sem emprego, acaba falando pra Coutinho, o chefe do tráfico da região, que ele é ideal para o trabalho que Coutinho precisa. E é admitido.

Luciana anda trabalhando como organizadora de eventos, e acaba sendo contratada por Coutinho, pela indicação do funcionário demitido da empresa da família. A festa em questão é a festa que dá nome ao livro: "A Festa da Padroeira", que é organizada com o intuito de "amenizar" a visão das pessoas sobre o tráfico local. E claro, Luciana não tinha nem ideia das reais intenções da festa, e nem da identidade verdadeira de Coutinho.


O enredo se desenvolve e o protagonista tem vários problemas pra resolver! Tem que dar um jeito da sua mulher não se encontrar com a sua amante na festa. Ficar de olho nas intenções de Coutinho com sua esposa. E, além de tudo, ajuda Carmem, "tia" da sua amante, a resolver o mistério que está por trás dos espancamentos dos travestis da região.

Fiquei com receio de não lembrar muito dos acontecimentos e dos personagens dos livros passados. Mas isso não foi problema. O autor retomava brevemente o papel que cada um desencadeou no passado, fazendo com que não houvesse nenhum tipo de perda no enredo. E o nome do protagonista AINDA não foi revelado.


A história se torna ainda mais interessante quando aborda corrupção. Em meio a todo o caos que o nosso país passou ultimamente, é impossível não dar uma boa contextualizada e comparada. O livro mostra explicitamente parte do que pode ocorrer no poder, mostrando coisas que as vezes fechamos os olhos e não nos questionando sobre tais acontecimentos. 

O único porém que eu tenho pra ressaltar: os fatos finais se desenrolaram rápido demais. (Dá pra entender pela quantidade limitada de páginas e pelo propósito inicial da série). Mas ainda assim senti que as investigações ocorreram de forma muito apressada. Deu tudo muito certo já de cara - não dá pra falar muito pra não contar spoilers hehe.


No geral, eu só tenho que parabenizar -mais uma vez- o autor pela maravilhosa obra. Tudo muito bem articulado, cativante, sem enrolações e com uma tremenda habilidade de colocar o leitor cada vez mais dentro do enredo.

Continua narrado em primeira pessoa, com traços fortes dos personagens e com um final indescritível. Inclusive, vamos falar do final... QUEM BOMBA FOI AQUELA JOGADA NAS ÚLTIMAS LINHAS?? Eu 'só' preciso da continuação! Indico a série pra todos, sem exceção. Tem romance, investigação, aventura, TUDO na medida certa!

Pra quem quiser saber mais sobre a série, o link das resenhas anteriores:

  1. Sereia de Vidro
  2. Os Crimes do dançarino da Sé
Acompanhe o autor:

Quem aí já leu??
Gostaram?
XOXO

24 comentários:

  1. Olá, eu também já li os três livros dessa série e eles são bem curtos realmente, porém possuem histórias bem envolventes. Concordo com tudo que você citou na resenha e também estou bem ansiosa para conferir as próximas aventuras da série. O autor é mesmo um querido e merece muito sucesso em sua trajetória como escritor.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oiê
    Nossa, achei bem legal a proposta do autor trouxe nesse livro. Confesso que não conhecia o trabalho do autor. Mas achei as sinopses dos outros livros bem legais. Espero pode ler alguma das obras dele em breve. Adorie sua resenha l. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi Natasha, tudo bem?
    Que livro pequenininho. Definitivamente é possível ler dentro do ônibus no caminho de casa pro trabalho. É um autor e um livro que ainda eram desconhecidos pra mim, e por ser um terceiro livro, fiquei um pouquinho perdida (vou aproveitar pra conferir a resenha dos anteriores). Mas pelo que eu entendi, o enredo tem um emaranhado de acontecimentos e relacionamentos do protagonista que deixam a história bem interessante neh?! Fiquei até curiosa :)

    Bjs bjs bjs Mih! :)
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr || @Mih_Francielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim!!
      Ah, são simplesmente maravilhosos! Leia que você vai gostar dos primeiros também :)

      Excluir
  4. Eu ainda não tinha ouvido falar do autor e nem dos outros livros. Achei bem interessante este enredo e confesso que a parte da corrupção é que ganhou minha atenção. Pena qu eo final se deu rápido demais, mas ainda assim, quero conferir.
    Valeu pela dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie, que legal você ter gostado tanto do livro, não faz muito meu gênero mas é sempre bom conhecer boas obras de tudo para poder indicar para as pessoas.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser daqueles que começamos e não conseguimos mais parar -haha-. Amo histórias nesse estilo. Não conhecia o autor nem a obra. Amei a resenha!

    Beijos.

    http://myuniversoparticular.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    A obra parece ter sido muito bem construída. Não me lembro de ter lido nada sobre o tráfico, por isso fiquei bastante curiosa. Apenas não me agradou o fato de ser um livro curto. Ele, aparentemente, consta com muitos acontecimentos e isso deve acontecer rápido para terminar a história.
    Já anotei a dica da série, pois fiquei bem curiosa.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai se arrepender! Mesmo com a agilidade do livro, ele é MARAVILHOSO ♥

      Excluir
  8. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas, mesmo tendo em vista o quanto você gostou da obra, não fiquei curiosa para ler. Investigação não é bem a minha praia, assim como aventura. Eu sou mais um romance dramático, sabe? Sem contar que a premissa não me atraiu muito, infelizmente. Espero que o próximo livro venha logo :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oláa! Adorei a proposta do autor de escrever livros curtos para incentivar a leitura! É realmente complicado quando tudo acaba acontecendo rápido demais devido a quantidade limitada de páginas...
    Não me interessei muito pelo enredo desse volume, mas vou anotar aqui o nome do autor para futuras pesquisas.
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Natasha, que bom que você gostou. Entendo quando você diz que o enredo poderia ser mais desenvolvido, mas te confesso que grande parte dos livros que leio acabam me frustrando, exatamente por este esforço de "desenvolver o enredo". Gosto de ler estórias sem enrolação e a força dos personagens – que no fundo é a grande beleza de qualquer estória – vai se revelando lentamente a cada novo episodio. O quarto "As Mulheres Guerreiras" já está pronto e deve sair em Agosto. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que emoção! Fiquei curiosíssima com esse final... Eu concordo, melhor ser mais rapidinho do que ficar enrolando demais!

      Excluir
  11. Oie!
    COnfesso que ainda não conhecia esse livro, e achei a proposta bem interessante. Sò estou achando que vou ficar um tanto insatisfeita com esse final, sabendo que foi bem corrido. Mas mesmo assim, vou dar uma chance para a leitura.
    Bjks!
    histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Realmente não faz meu estilo,então dessa vez eu infelizmente vou passar,mas eu li a resenha com todo carinho e quem é fã desse genero iria gostar com certeza.

    bjo bjo!
    http://rillismo.blogspot.com.br/p/resenhas.html

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Não conhecia os livros e achei eles bem curtinhos a leitura deve ter sido bem rapidinha mesmo. Não faz muito o meu estilo mas acho que se tivesse oportunidade leria com toda certeza, té porque amo conhecer novos livros.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá linda,

    Gosto de séries pequenas e que trazem diversos gêneros em suas narrativas e esse cara com 3 mulheres? Muita petulância haha...se eu fosse mulher dele e descobrisse essas puladas de cerca ia dar morte hehe.

    Já está nos meus desejados.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Fiquei um tanto curiosa com o livro. Vi que o personagem principal se relaciona com 3 mulheres (ah se fosse meu marido...), trabalha com tráfico, é um livro que trabalha com mistério, enfim, me deixou curiosa por vários aspectos apresentados. Espero ler em breve.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir