Resenha: Para todos os Garotos que já Amei (★★★★★)♥

| |

Olá pessoal, tudo bem?? Hoje tem uma resenha de um livro muito esperado por mim, estava querendo ler desde que lançou e em fevereiro... e mesmo com muitas expectativas, elas foram alcançadas e até superadas! Vamos conferir?!

Título: Para todos os Garotos que já Amei

Autora: Jenny Han

Páginas: 316

Editora: Intrínseca 

Classificação: (★★★★)


Lara Jean tem duas irmãs, um pai e um vizinho chamado Josh, ela uma menina sonhadora e nunca teve um namorado, mas já se apaixonou algumas vezes e gosta de escrever "cartas de despedidas", ela coloca os sentimentos mais íntimos que guarda pela pessoa 'da vez', e não se preocupa pois as cartas nunca serão enviadas. Pelo menos é nisso que ela acredita!


Após a morte da mãe das menias, Margot, a irmã mais velha, se sentiu na "obrigação" de ser um bom exemplo e de assumir algumas posturas que ficaram desocupadas. E ela sempre foi um modelo admirado pelas irmãs mais novas demonstrando ser forte e responsável.

OBS: pra quem tem interesse em saber mais sobre o enredo, pode continuar lendo! Expliquei mais a fundo, mas sem grandes spoilers... caso você prefira ficar com as informações básicas sobre o livro, pode pular direto para os 4ºs últimos parágrafos onde tem algumas considerações finais.

O amor é assustador; ele transforma; ele murcha. Faz parte do risco. Não quero ter medo. 

Josh é um vizinho que já mora há algum tempo na rua, e é tão próximo que a família já não se imagina sem ele. Sempre foi um grande amigo pra Lara Jean e pra Margot. Até que em determinada época Josh e Margot começaram a ter um relacionamento, e isso foi uma surpresa pra Lara Jean que até então nutria uma forte paixão por Josh. Mas preferiu esconder isso e se obrigar a vê-lo apenas como amigo.


A história se desenvolvia muito bem até que chega a hora de Margot viajar pra cursar sua faculdade na Escócia. Ela termina seu namoro com Josh por não querer embarcar em um relacionamento a distância e deixa a família com váááárias obrigações que antes eram preenchidas pela perfeita, imbatível e pragmática irmã mais velha.

"Odeio mudanças mais do que quase qualquer outra coisa".

Com a saída de Margot, Lara Jean começa a se perguntar se não foi muito cruel a irmã terminar com Josh, afinal, se ela fosse a namorada de Josh, ela nunca terminaria, Aliás, ela nem sairia da cidade, ela nunca deixaria Josh. Esses pensamentos rondam cada vez mais a sua mente e ela se vê cada vez mais apaixonada por ele. Novamente.


Misteriosamente as suas cartas são enviadas para os destinatários e a partir daí, sua vida vira uma bagunça! Os principais remetentes são Peter Kavinski, o garoto mais bonito da escola por quem foi apaixonada durante o fim do fundamental, e Josh. Peter vai tirar satisfação, mas ela explica rapidamente que faz tempo e que isso já passou. Mas quando chega a vez de Josh pedir respostas, ela sabe que não poderia demonstrar nenhum sentimento, seria uma traição com a própria irmã, então inventa que está namorando quando encontra o Kavinski passando, Lara Jean vai até ele e literalmente se joga em um beijo.


Kavisnki tinha acabado de ser chutado por Genevieve, a garota loira e mais bonita da escola. Então Peter e Lara acabam entrando em um acordo, ambos fingirão namorar por um tempo, afinal, Lara precisa fazer Josh acreditar em sua mentira: de que ela não sente mais nada por ele, e Kavinski, precisa recuperar a sua "dignidade".

"Tenho que admitir que a sensação de ter um garoto me acompanhando pela multidão não é ruim. É a sensação de que alguém se preocupa com você. É meio como andar em um sonho".

O livro aborda assuntos familiares e todo o drama e confusão que a vida de uma adolescente pode suportar. No decorrer, observamos o amadurecimento das personagens, principalmente de Lara Jean que  vai aceitando aos poucos seus sentimentos e superando seus receios. Até Kavinski, que parecia ser um babaca por completo, ganha uma grande consideração.


Eu amei os personagens criados pela autora, todos eles tem traços bem visíveis, e preciso admitir que me identifiquei muito com a protagonista, tanto na forma de pensar quanto em algumas manias.

É narrado em primeira pessoa e possui paginas amareladas. Sobre a capa eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto eu AMEI, está impecável! O livro é um amor por inteiro, não me canso de ficar admirando cada detalhe.

É como... é como se sempre só tivesse existido (...). Como se todos os que vieram antes dele tivessem apenas me preparado para isso. Acho que agora consigo ver a diferença entre amar alguém de longe e amar de perto. Quando você convive com a pessoa, vê quem ela é de verdade, e ela também vê você. E Peter me vê. Ele me vê, e eu o vejo.

Acabei me empolgando mas é que eu gostei TANTO do livro, que parece que tudo o que eu falar nunca será o suficiente! Recomendo pra todas as pessoas e idades, é um livro leve, de capítulos curtos e que provoca risadas, talvez até algumas lágrimas no final.


Os olhos dela não param de brilhar. Acabo desejando ser pequena de novo, para que tudo pudesse ser resolvido com um cachorrinho de presente de Natal.


Pego minha caneta especial e meu papel de carta grosso e começo a escrever. Dessa vez, não é uma carta de despedida. Apenas uma simples carta de amor.


E vocês, já leram??
XOXO

16 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Primeiro: amo essa capa. Segundo: preciso ter esse livro em minha estante. Terceiro: sempre quis ler esse livro. Agora, depois de ler sua resenha, transbordando emoção, quero ler agora mesmo. Sem contar que andei lendo alguns traços e me empolguei bastante. Amo esse gênero!!!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Nunca li, mas esse livro parece ser apaixonante. Ele é lindo de capa e diagramação :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Natasha, este foi um livro que me surpreendeu bastante, achava que era apenas mais um romancinho entre adolescentes e tal, mas a escrita da autora me envolveu de um jeito, que eu me sentia a melhor amiga da Lara... rs Estou bem curiosa para ler a sequencia, e espero fazer em breve.
    As fotos do seu post estão maravilhosas!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Natasha,
    Primeiramente, parabéns pela resenha.
    Quando li o livro, não consegui ficar tão tocada pela história, achei a personagem um pouco fraca, sabe? Acho que a Jenny poderia ter trabalhado isso melhor, a minha percepção piorou, ainda mais, quando li o segundo livro.
    Enfim, fico feliz que você tenha gostado e que indique o livro (eu também indico), afinal, é uma leitura despretensiosa.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Desde o lançamento desse livro fiquei bem curiosa para lê-lo, mas ainda não tive a oportunidade... Adoro o gênero e acho que irei adorar! Gostei muito da sua resenha e dos pontos que ressaltou sobre a personagem. Essa edição da Intrínseca está maravilhosa! Adorei as fotos também :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Natasha!
    Esse livro não chama muito minha atenção, acho que ele possui uma trama que não me agrada muito. Não é uma leitura que pretendo fazer. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  7. OI!

    Natasha vi o quanto a obra te impressionou e mexeu com seus alicerces, infelizmente não achei a mesma interessante, parece drama adolescente onde se finge ter namorado para fugir de mentiras e onde todo e qualquer situação é utilizada como uma concentração emocional. Entretanto, a autora pareceu acertar ao tratar de todas as questões familiares, e concordando com Lara, terminar namoro pq vai cursar uma faculdade é totalmente prematuro e desprovido de amor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiee Natasha ^^
    Esse é um livro que eu também quero ler já faz um tempão, e minhas expectativas estão altíssimas, mas como eu parei de comprar livros, ainda não o li :/ Fico feliz que ele tenha sido tudo o que você imaginou que seria e um pouco mais, espero que seja assim comigo também...hehe' Normalmente eu não curto muito histórias com adolescentes, mas esse é um livro que eu quero arriscar a leitura.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá


    Adoro esse livro fiquei tão doida pra ler que nem comprei o fisico fui direto no ebook por ser mais rapido ahahhaha Mas quero te-los na minha estante tamnha beleza das capas. A estória é bem juvenil e me conquistou facil é um dos melhores livros da autora sem duvidas.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie, já li esse livro e esse foi uma leitura mediana para mim, apesar de eu ter gostado mais do segundo livro. Assim como você também em alguns momentos eu consegui dar boas risadas com o livro, principalmente com a personagem Kitty. Também achei os personagens super bem construídos e assim como você, consegui gostar até do Petter. Que bacana saber que você gostou tanto e espero que goste ainda mais da continuação, nela podemos ver essa continuação do amadurecimento dos personagens e muitas outras coisas boas.

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, mas uma amiga minha leu e me indicou esses dois volumes. Ela elogiou bastante a trama, e está toda hora pedindo para eu ler para comentar com ela. Eu já li outro livro da autora, e gostei bastante da narrativa, com certeza vou gostar desse livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Ei, suas fotografias são muito lindas!
    Eu não costumo ler esse tipo de livro, então, apesar de saber que superou tuas expectativas e que foi uma boa leitura, eu vou deixar a dica passar.
    teu blog é muito fofo <3

    ResponderExcluir
  13. Eu simplesmente amei esse livro e não vejo a hora de ler a sequencia. Gostei da sua resenha e da maneira como falou da personagem... Parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Eu estou igualmente louca pra ler esse livro! Não vejo a hora de ter a oportunidade de lê-lo também.

    Ele parece incrível e, espero gostar dele tanto quanto você! <3

    Hahaha Eu ja passei por isso também de amar tanto um livro, que parece que não importe quanto eu fale, não será suficiente.

    Suas fotos ficaram MARAVILHOSAS, eu amei! :3

    Beijos e até mais!

    dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  15. Desde o lançamento do livro estou curiosa e querendo encaixar ele na lista de leituras. Recentemente consegui comprar, mas ainda não li.
    Pela sua resenha, me pareceu daqueles livros gostosos de ler, que melhoram até o humor em um dia de chuva. Fiquei curiosa para conhecer Lara e como ela irá lidar com a questão das cartas enviadas...
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Já queria ler este livro tem um tempo,este enredo com as cartas pros amores de Lara Jean me atraiu bastante sem contar que deve ser uma confusão quando essascartas são enviadas kkkk sua empolgação em contar o enredo e dizer sua opinião quanto ao livro, apenas me deixaram com mais vontade ainda de realizar esta leitura. Amei a sua resenha <3


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir