Resenha: Álbum de casamento (★★★★★)

| |


Oioi pessoal, tudo bem?!

Hoje tem resenha de um livro que eu decidi ler por recomendação e, uau, eu amei ♥

Título: Álbum de casamento
Autora: Nora Roberts
Editora: Arqueiro

Classificação: ()


Quatro amigas gostavam de brincar de casamento. Cada vez uma fazia algum papel, elas se revezavam entre noiva, noivo, padre, dama de honra e madrinha. Até que um dia, Mackenzie, cansada de brincar e não querendo se vestir para a cerimônia, acabou sendo a fotógrafa oficial do casamento. A partir desse dia tudo mudou para ela.


Álbum de noivas conta a história de Mac. Ela e suas três amigas são donas da Votos, a principal empresa de casamentos da cidade. Emma, Laurel, Mac e Parker dividem as funções conforme os seus dons. O livro mostra um laço de amizade muito forte e importante, elas estão juntas no trabalho, mas, antes de tudo, estão juntas pra apoiar e ajudar umas as outras. Quando uma não está bem, todas não estão.


Não importa que a minha mãe seja a minha mãe, ou que as coisas nem sempre funcionem como a gente quer. O que conta são os momentos. Sei disso melhor que ninguém, mas nunca o apliquei na minha vida. Não consigo mesma. O que conta são as pessoas, o que elas sentem, as relações que estabelecem, quem são quando estão sozinhas ou com alguém. Tudo isso é importante, e tanto faz se o momento passa depressa. Talvez seja justamente porque ele passa. 

Mac vem de uma família complicada: sua mãe é interesseira e pula de casamento em casamento, seu pai encontrou uma nova família e por lá ficou. Apesar de uma mãe que explora emocionalmente e financeiramente e um pai ausente, a protagonista deve sucesso na vida. Tem o seu emprego que, aliás, vai muito bem. Mas é inegável que o seu "tornozelo de Aquiles" sempre será sua mãe, Linda, que volte e meia aparece pra pedir dinheiro. Mac, sem saber dizer não, cede e fica com muita raiva depois da exploração.


Apesar de trabalhar baseado no "felizes para sempre" e por ser responsável por eternizar momentos e sentimentos, ela não acredita em um amor duradouro - não tem bons modelos disso - e foge ao máximo de compromissos. O enredo e a personagem tem doses de realidade muito grandes. As marcas deixadas pela família instável são muito evidentes. Marcas que observamos diariamente nas nossas vidas, afinal, tudo o que vivemos na nossa infância afeta de alguma forma a nossa personalidade. E, justamente por isso, Mac não acredita no "felizes para sempre" e acha que tudo nasce com data de validade, além de seu medo de um relacionamento mais duradouro. Até que Carter, um antigo colega de escola, reaparece em sua vida.


Filmes, pensou - especialmente os românticos -, deviam ter final feliz. Por que na vida, com muita frequência, não tinha. O amor se dissipava ou se transformava em ódio. Ou ia parar em algum lugar entre essas coisas, numa espécie de indiferença dolorosa.



Mac precisa lidar com o seu relacionamento com sua mãe - já que Linda não muda, a protagonista que terá que aprender a lidar e a dizer não - e com a sua trauma de compromissos.

O livro é narrado em terceira pessoa e dosa muito bem a intercalação de pontos de vistas entre Mac e Carter. Além de acompanhas a vida da Mac de perto, conhecemos mais as outras três amigas e vários dos casais que escolhem a Votos pra efetivar seu matrimônio. 



Nora narra com uma riqueza de detalhes completamente incrível todos os processos de um casamento, o que nos deixa com uma vontade de "também quero". Recomendo esse livro pra todos! É um livro leve de superação, amizade e romance. Essa foi a minha primeira leitura da Nora e posso afirmar que já sou fã e que preciso do próximo urgente hehehe


Sem ofensa. Mas ninguém precisa se acomodar assim. Ficar com alguém só porque a alternativa é ficar sozinho. O amor não é um conceito amorfo criado pelos livros e pela poesia e impossível de atingir. É real, vital e necessário. Caramba, isso muda tudo. Tudo. Não posso ser o que eu era antes de amá-la. É ridículo pra qualquer um esperar por isso



Esta série contém 4 livros, cada um dando um enfoque mais para cada uma das amigas :) não vejo a hora de saber mais sobre a próxima!

Espero que vocês tenham gostado :)
XOXO

Me acompanhe: Instagram ♥ Facebook ♥ Canal ♥ Instagram do blog ♥ Snap: Nati_chanoski

2 comentários:

  1. Eu li im livro da Nora e achei a escrita dela mt boa, ainda não li essa série mas ja eescuteifalat super bem
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir