Resenha: No Meio do Caminho tinha um Amor (★★★★★)

| |
Olá pessoal, tudo bem??

Eu estava doida pra ler esse livro... a arte é maravilhosa e, como eu sempre falo, amo crônicas ♥


Título: No meio do caminho tinha um amor
Autores: Matheus Rocha
Editora: Sextante
Páginas: 175

Classificação: (


O livro é repleto de crônicas. Crônicas sobre o amor. Ele é dividido em três partes: começa pelo fim, depois o meio e, por último, o início. Cada parte é composta por textos que se relacionam com aquela parte do relacionamento.

Me perdendo de você, achei uma parte de mim que tanto procurava.


Aquela peculiaridade da escrita do Matheus que eu citei na resenha de Muito Amor por favor, também é observada nesse livro: "E a sua peculiaridade foi a repetição. Longe de ser algo ruim. Ele inicia com uma ideia e volte e meia retoma a mesma ideia, inclusive, com as mesmas palavras, durante a crônica ou até mesmo perto da conclusão."

Ninguém é tão razão que não se sinta emocionado. Ninguém é tão emoção que não saiba reconhecer, em algum momento, a hora certa de dizer não, de parar ou de voltar atrás.


Além de textos que nos trazem um pouco de nostalgia, o livro é repleto de frases, dos próprios textos, ilustradas nesse estilo "aquarela" do livro. 


Quem me conhece, sabe que eu não risco/marco/dobro de forma alguma um livro. Mas já na primeira página o autor faz um apelo. Ele fala pra gente ajudá-lo a construir esse livro. Pra gente marcar e sentir em cada página virada. Como marcar é meio forte demais pra mim, eu resolvi aderir e usar esses "mini post-its" (não sei o nome) pra marcar aqueles textos que mais falaram comigo. 

O resultado:


Acho legal a proposta pra quando a gente for reler, em algum momento, poder perceber a mudança na nossa vida e relembrar de momentos através dos textos marcados naquela época. Pretendo, em uma próxima leitura, marcar novamente, mas com outra cor de post-it... assim, terei uma breve história de alguns momentos da minha vida. E aconselho você a usar essa "técnica" nesses livros mais pessoais, como os de crônicas.


Além de textos sobre o amor, têm textos sobre a vida. Sobre a falta de tempo e sobre amizade. Recomendo fortemente pra você! Independente da sua idade/gênero, é um livro que vai trazer memórias, recordações e provocar algumas reflexões. É um livro leve, rápido e cheio de frases lindas e inspiradoras!

A vida, meu amigo, é vasta. Os campos e caminhos a seguir são plurais. E nós, tão singulares.


Não se desgaste com alguém que não sente o mesmo que você.

A vida estraga a gente. Ou melhor, as situações que experimentamos. Vamos amadurecendo, ou pior, criamos medo de viver por receio da próxima decepção. Da próxima desilusão. É que a dor de um coração partido não é física, não é aparente, vai além de tudo isso. É um corte de navalha na alma. Que apesar de não sangrar vermelho, tem cor do sabor amargo de lágrima. E só quem sente é capaz de perceber. De notar. De fazer sarar.

A parte mais difícil da vida de qualquer pessoa é o amor que ela carrega.


Quem aí já leu?? 
XOXO



16 comentários:

  1. Olá
    Esse livro deve ser maravilhoso, e sou apaixonada por essa edição. Não costumo ler muito o genero, mas com certeza esse eu leria. Gisto muito desse tipo de reflexão e tenho certeza que essa leitura é especial demais.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. oi, já li esse livro e achei bem bacana. Adorei a sua ideia de marcar com os postshits e depois quando reler marcar com outra cor, é realmente uma excelente técnica para compararmos gostos que mudaram de uma época para a outra bem como sentimentos.

    ResponderExcluir
  3. Me apaixonei pelo livro em função das descrições que você fez e pelas fotos que postou. Achei a proposta ótima e fiquei encantada pela arte gráfica. Quero ter e acho também que é uma ótima indicação para presentear amigos que não tem a leitura como hábito.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Pelas suas fotos vejo que delicadeza a editora teve com esse projeto gráfico. Ficou muito bom.
    Não é o estilo ou gênero que gosto de ler, mas vc destaca bem sobre trazer memórias e reflexões, então me interessei bastante.
    Vou dar uma chance e colocar aqui na minha lista.
    bj

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas concordo plenamente, essa capa e formato e diagramação,.. estão LINDAS!! :) Do mais bonito que já vi, devo dizer!! :)

    Bem, eu gosto disso de podermos ver como mudamos apos lermos novamente o livro. Contudo, não sou muito de ler esses textos separados sobre o amor! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Esse é muito fofo não é mesmo? A diagramação dele está a cima de todo o capricho do mundo rsrs. Eu tenho muita curiosidade de ler essa obra, pois só vi comentários bem positivos do livro. Não sou tão fã do gênero, mas sempre procuro ler algo, pois é algo que me fascina, e creio que esse vai mais do que me fascinar rsrs. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei suas fotos, ficaram bem cleans <3 se deixasse um tiquinho mais com o fundo claro ia lacrar de vez! Ouvi falar antes desse livro, mas não tive a oportunidade de ler, essa capa me deixou muito interessada e a premissa também! Adorei sua resenha, muito bem construida!

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Nossa, eu já estava louca por esse livro... Agora que li todos esses trechos e vi todas as ilustrações e a diagramação, meu Deus! PRECISO.
    Confesso que nunca li um livro de crônicas, mas acho que não será problemas.
    (Eu também resisti muito tempo a esses post-its mas acabei me rendendo! É maravilhoso você poder voltar às marcações depois.)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Que livro mais bonito! Me julgue, mas independente do gênero, amo livros que sejam recheados de ilustrações, parecem que essas imagens fazem toda a diferença! E fiquei bastante curiosa pelo fato de começar pelo fim e terminar pelo começo. Com assim? Imagino que seja alguma jogada do autor que de certo, deve ter funcionado para os leitores. Com certeza lerei o livro um dia e usarei a mesma técnica que você para marcar os trechos que mais gostei.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Nossa, não sabia que o livro seria assim.
    Estou surpreendida com a edição, e também pelas crônicas que estão no livro. gostei muito dessa dica, e também deixaria bastante marcações como fez.
    Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Olá, Natasha.
    Eu gosto bastante de crônicas e achei inovador o livro começar pelo fim, rs.
    A parte gráfica e a diagramação são as coisas mais lindas do mundo! Ficaram belíssimas.
    Os quotes que você destacou mostra que é um livro bastante motivacional, principalmente para quem terminou um relacionamento.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler, mas faz tempo que estou com vontade de ler, pois gosto de cronicas e esse livro parece estar muito lindo mesmo, tanto por causa das crônicas em si quanto pela diagramação.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Esse livro me chamou a atenção logo que vi o seu lançamento. Confesso que não sabia que se tratava de uma crônica, mas só pela arte dele eu já compraria. O tema relacionado ao amor me deixou mega empolgada para ler. Adorei os quotes que você separou e se tiver oportunidade irei ler o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Nossa que diagramação mais linda! As artes desse livro deve dar gosto de ler... cada página mais bonita que a anterior! não sou muito ligada a crônicas, mas gostei das citações. E tenho que concordar, realmente, o amor é q parte mais difícil de nossas vidas. Abraços

    ResponderExcluir
  15. Oi Natasha, tudo bem?
    Achei lindo a sua resenha e suas fotos, principalmente. Não sou muito chegado em crônicas, mas um livro tão lindo como esse chama facilmente a atenção e fiquei tentado a ler.

    ResponderExcluir
  16. Oi Natasha, tudo bem?
    Uau o que é esse livro? chamou minha atenção logo de cara! acho muito legal essas obras que falam sobre o amor e confesso que já estou querendo muito ele, gostei muito da sua resenha. meus parabéns!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir