Resenha: Ninféias Negras (★★★★★)

| |

Olá pessoal, tudo bem?? Hoje tem resenha de um livro que eu recebi da Arqueiro e ele me surpreendeu de forma super positiva! Vamos conhecer mais sobre a obra?!


Título: Ninféias Negras
Autor: Michel Bussi
Editora: Arqueiro
Páginas: 346
Classificação: (★★★)


É extremamente difícil falar sobre esse livro sem soltar nenhum spoiler. O acontecimento principal foi o assassinato de um cirurgião oftalmologista famoso da cidade, Jérôme Morval. É como se ele tivesse sido morto três vezes: afogado, com uma arma branca no coração e com um objeto se esmagou o crânio.



Para investigar esse caso, o policial Laurenç Sérénac e o seu ajudante Sylvio Bénavides ganham destaque. Desde o principio eles estabelecem 3 possíveis causas: algum marido ciumento de algumas das amantes do falecido (eles receberam anonimamente fotos de Morval se encontrando com diversas moças), alguma relação com uma criança de 11 anos (eles encontraram um postal que continha "Onze anos. Feliz aniversário - O crime de sonhar eu consinto que seja instaurado") ou algo relacionado a tráficos de arte - Morval era um apreciador nato de Monet.

Um apreciador de arte que não vai deixar nada para a posteridade. Um apreciador de mulheres que, sem dúvida, nenhuma delas vai prantear. Exceto a sua, aquela que ele negligenciava.



Durante a leitura também somos apresentadas a Fanette, uma garota talentosa na pintura, e aos seus amigos. Outros dois personagens curiosos são Netuno, um cachorro que sempre está presente nos momentos mais específicos e importantes da trama e uma mulher mais velha que passa despercebida pela cidade, a velha que sabe de tudo. Além, é claro, da professora Stéphanie Dupain que além de ser uma possível amante de Morval, é também quem vai mexer com o coração do investigador, Laurenç.



O livro se passa no vilarejo de Giverny. A descrição é extremamente detalhada (preciso muito visitar esse lugar um dia), e justo por já ter abrigado grandes e renomados pintores e artistas, toda a história tem um embasamento de pintura. Dando destaque pra Monet e suas Ninféias. Admito que nunca fui muito fã do impressionismo, mas, durante a leitura, é impossível não despertar alguma curiosidade. Já pesquisei até um pouco mais sobre o assunto.



Outro ponto extremamente bacana é a fidelidade com que o autor narra a vida dos pintores. Já na abertura do livro ele escreve "Nas páginas a seguir, as descrições de Giverny tentam manter a maior precisão possível (...) As informações sobre Claude Monet são autênticas (...) O mesmo vale para (...) Theodore Robinsin e Eugène Murer", então é claramente uma "aula" de arte.

(o livro é dividido em dois quadros: Impressões - conta toda a história; Exposição - as últimas 37 páginas que explicam o desfecho)



No fundo, as pessoas admiram os loucos.

Admito que esse não é o meu gênero preferido, mas fiquei completamente apaixonada por toda a história. Na maioria das vezes, acabamos descobrindo uma coisa ou outra do desfecho. Porém, com esse livro, é totalmente diferente. É um verdadeiro tiro que você leva quando descobre toda a trama e, ainda, sem deixar nenhuma ponta solta.
Recomendo para todos os fãs de romance policial e para os demais. Tem uma pitada de romance, suspense e é simplesmente maravilhoso!

Gostaram?
XOXO

Me acompanhe: Instagram ♥ Facebook ♥ Canal ♥ Instagram do blog ♥ Snap: Nati_chanoski

16 comentários:

  1. Eu tinha curiosidade em ler uma crítica sobre esse livro e gostei bastante de poder ler suas impressões. Não é um dos meus gêneros favoritos também, mas com certeza gostaria de poder ler sim.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. olá ! este gênero não é o meu preferido. Mas este livro parece interessante. bjs

    ResponderExcluir
  3. Também não é o meu gênero favorito, mas pelas suas considerações, seria um livro que me agradaria bastante. As suas fotos ficaram maravilhosas!!! Amei fortemente.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Quando o livro lançou não senti vontade de realizar a leitura dele, mas parecia ter uma trama muito boa, e isso ficou comprovado na sua resenha! Eu jurava que era um romance, mas aparentemente está mais para um suspense muito bem desenvolvido, talvez futuramente eu o leia, irei deixar a dica anotada!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oie
    eu vi tantas resenhas elogiando que quero muito poder ler e espero gostar pois parece algo bem instigante e curioso, adorei sua resenha e as fotinhos ficaram lindas

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii
    O livro parece ser muito interessante. Eu gosto de mistérios, apesar de ler pouco do gênero. Já ouvia ouvido falar de "Ninfeias Negras" e fiquei bem curiosa com o caso. Gosto quando é praticamente impossível resolver o mistério e ficamos ansiosos até a última página para saber tudo.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei esse livro empolgadíssima, mas acredita que acabei me decepcionando um pouco? Acho que fui a única... Rs...
    Mas achei a ideia do autor completamente inovadora e corajosa, e acho que por isso ele anda conquistando quase a totalidade dos leitores. Gostei muito das descrições encontradas na obra!

    ResponderExcluir
  8. Oi Natasha, tudo bem?
    Como você, eu também amei Ninfeias Negras! Não havia como não favoritá-lo, com certeza uma das melhores leituras do ano! Também não costumo ler esse gênero também, mas o autor foi tão genial em criar uma história dessa que não teve como, haha. E eu nem gosto de arte, mas adorei as informações tão precisas que o autor colocou. E aquele final, menina? Chorei horrores! Simplesmente um dos melhores livros da vida! ♥

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Gostei muito de como detalhou o livro nesta sua resenha, fiquei bem curioso quanto a trama tratada na obra. eu amo o gênero, e este livor seria um prato cheio de momentos tensos de leitura. Ainda mais por que você falou que é dificil prever o final, já anotei.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tuudo bem? Eu espero que sim.
    É ótimo quando saímos da nossa zona de conforto e nos surpreendemos, né? Me encantou o detalhamento da sua resenha.
    Entrou p/ a lista dos talvez. haha
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Adorei a resenha!
    Confesso que não dava nada por esse livro, tanto que até hoje não tinha lido sequer uma resenha dele, mas, você falou com tanta convicção sobre a obra que me deu uma vontade louca de ler.
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Amo romances policiais e só ouvi elogios em relação a esse livro...
    A cada resenha que leio tenho mais vontade de comprar esse livro logo, mesmo com tantos parados na minha estante.
    Amei a citação: No fundo, as pessoas admiram os loucos.
    Obrigada pela dica, espero conseguir ler em breve!

    Um beijoo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  13. oi, que bacana saber que o livro te surpreendeu de uma forma positiva. Eu estou intrigada para lê-lo e gostei de saber que há bastante detalhes, adoro isso nos livros. Também, achei ótimo o fato de o autor nos inserir no mundo da pintura, mas sem se tornar chato e cansativo pelo jeito.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Amo romance policial e não sei porque não conhecia esse livro ainda. Adorei o enredo e estou super curiosa para saber o que realmente aconteceu com o médico.
    Dica anotadíssima aqui.
    Bjs.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    A capa em si já é instigante, a história então nem se fale! Prefiro livros policiais em que passamos a história toda no escuro e o desfecho surpreende. Obrigada pela indicação, já estou adicionando na minha listinha do skoob!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Eu estava mesmo interessada nesse livro, mas ainda tinha dúvidas porque não havia lido nenhuma resenha sobre ele. Eu sou fã de livros de mistério e fiquei mais animada ainda em saber que você não descobriu o final. Estou ansiosa para ler!!!!

    Beijos e parabéns pela resenha!!!
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir